segunda-feira, 30 de abril de 2012

Mérito - Abril


Por ser considerada pela turma, como aluna com melhor comportamento, no mês de Abril, a Mariana Silva é aqui reconhecido e premiado com uma medalha de mérito em comportamento.

Parabéns, Mariana.

S, ss, ç ou não!


A Ana gosta muito de rebuçados e outras guloseimas com açúcar.
A dona Conceição, às vezes, traz maçãs para a sala. O Lourenço comeu uma maçã doce antes do almoço.
À tarde, os meninos disseram muitas palavras: carrocel, carroça, coça, circo, massa (do pão), maça (arma – bola com picos), caça, caroço, laço, baloiço, cabeça, braço, trança, cabeçudo, terraço, ouriço, coço, carapuço, açoriano, moça, pedaço, comemoração, taça, moço, peça, revolução, poço.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

quinta-feira, 26 de abril de 2012

25 de ABRIL


As frases que os alunos escreveram em casa foram copiadas para o quadro. 
Eliminaram-se repetições e combinaram-se algumas destas frases.
Depois ordenaram-se as ideias para  surgir este texto. 


Hoje é o dia 25 de abril. É o dia em que se comemora a liberdade em Portugal. A liberdade é o maior tesouro.
No dia 25 de abril de 1974 foi a revolução dos cravos. Portugal não quis o Primeiro-ministro que mandava no país e neste dia acabou a ditadura. O cravo vermelho é o símbolo da revolução.
Eu gosto do 25 de abril porque é o feriado em que se comemora o dia da liberdade. Viva a liberdade em todos os sentidos.


No final, o texto foi copiado e ilustrado com imagem alusiva.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

"r" entre vogais



O Paulo é marido da Sara.
O Paulo é pai do Rui e a Sara é a mãe dele.
A Sara é nora do Jorge e o Jorge é sogro da Sara.

A nora tira água do poço.
O burrito puxa a roda da nora.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Feiticeiro de Oz

Fomos à Casa das Artes, assistir ao "Feiticeiro de Oz" - uma peça de teatro pela na "Mostra de Teatro" das escolas de Famalicão.

Pintámos um desenho com imagens da história e fizemos um texto que depois "furámos" assim, com lacunas, para trabalho de casa.

A Dorothy foi _______ por um tornado para a ______ de Oz e a sua ________ caiu em cima da Bruxa do Leste. Muito ________ ela calçou os _________ vermelhos da ________, porque perdeu os seus e encontrou a Bruxa do Norte. Teve muito ________ mas esta bruxa era ________.
Dorothy queria voltar para casa e a Bruxa do Norte _________ para ela seguir ______ estrada dos _________ amarelos até encontrar o Feiticeiro de Oz que a _______.
Pelo _______ encontrou um espantalho sem cérebro, um homem de _____ sem _________ e um _______ sem coragem e foram todos à procura do feiticeiro de Oz para pedir a _________ dele.
O Feiticeiro __________ a todos.

Mérito - Março

Por ser considerado pela turma, como aluno com melhor comportamento, no mês de Março, o Tito é aqui reconhecido e premiado com uma medalha de mérito em comportamento.

Parabéns, Tito.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Vozes de animais e outros sons

Vamos conhecer, pelo som ouvido, o animal que o produz.
http://culturapopular.no.sapo.pt/sons_ani/sonsanim.htm

Vamos ouvir, conhecer e reconhecer, outros sons do nosso ambiente, fechando os olhos e procurando identificar o que ouvimos.


E, já agora, vamos ler um texto muito antigo.

Vozes de animais

Palram pega e papagaio,
E cacareja a galinha;
Os ternos pombos arrulham,
Geme a rola inocentinha.

Muge a vaca, berra o touro,
Grasna a rã, ruge o leão
O gato mia, uiva o lobo,
Também uiva e ladra o cão.

Relincha o nobre cavalo,
Os elefantes dão urros,
A tímida ovelha bala,
Zurrar é próprio dos burros.

Regouga a sagaz raposa
Bichinho muito matreiro;
Nos ramos cantam as aves,
Mas pia o mocho agoureiro.

Sabem as aves ligeiras
O canto seu variar;
Fazem gorjeios às vezes,
Às vezes põem-se a chilrar.

O pardal, daninho aos campos,
Não aprendeu a cantar:
Como os ratos e as doninhas
Apenas sabe chiar.

O negro corvo crocita,
Zune o mosquito enfadonho;
A serpente no deserto
Solta assobio medonho.

Chia a lebre, grasna o pato,
Ouvem-se os porcos grunhir;
Libando o suco das flores,
Costuma a abelha zumbir.

Bramem os tigres, as onças,
Pia, pia, o pintainho;
Cucurita e canta o galo,
Late e gane o cachorrinho.

A vitelinha dá berros;
O cordeirinho, balidos;
O macaquinho dá guinchos,
A criancinha vagidos.

A fala foi dada ao homem,
Rei dos outros animais:
Nos versos lidos acima
Se encontram, em pobre rima,
As vozes dos principais.

Pedro Dinis

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"K", "W" e "Y"

Na Floresta Mágica

A Kátia perdeu-se numa floresta e o Wilson encontrou-a porque a floresta era mágica e teve a ajuda do Yanic.
O Yanic é um duende da floresta e é amigo do Wilson. Ele procura no chão da floresta as pegadas da Kátia. O pólen mágico das árvores da floresta, caído no chão, brilha se for pisado.
Os amigos, Wilson e Kátia, brincam com o duende na floresta.


Hoje, para lá de aprendermos a a escrever nomes e outras palavras com "K", "W" e "Y", também aprendemos a fazer o espaço de parágrafo.
Para isso, criámos e escrevemos, com a ajuda do professor, esta pequena história.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Cada resposta aparece por causa de uma pergunta diferente. Há palavras mágicas para as perguntas:
  • O que ... ... ...?
  • Como ... ... ...?
  • Onde ... ... ...?
  • Qual ... ... ...?
  • Porquê ... ... ...?
  • Por que é que ... ... ...?
  • Quem ... ... ...?
Como, por exemplo (criadas pelos alunos a partir das páginas 112 e 113 do livro de Língua Portuguesa - Pasta Mágica):

  • Qual é o nome da amiga da Elisa?
  • Onde vive a Marisa?
  • Como é o casarão do avô Cassiano?
  • O que fez o José?

Foi Páscoa. A nossa Páscoa foi feliz e divertida. Alguns amigos encontraram-se. Tivemos boas férias.