quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Notícia


Dos jornalistas Inês e Vítor:
No dia 21 de fevereiro de 2013 fomos ao Centro de Ciência Viva, em vila do conde, ver as exposições da água e do sangue, com todos os alunos das turmas 2AA e 2AB da nossa escola.
No sangue vimos vírus e bactérias e na da água o modo sólido, modo líquido e o modo gasoso e fizemos uma experiência.
Vimos como bate o coração dos animais e alguns batem devagar e outros mais depressa. No fim fizemos dois jogos e num dos jogos o Vasco andou numa passadeira de ginástica.
O Vasco fez 8 anos e foi por isso que a mãe do Vasco nos ofereceu esta viagem a Vila do Conde. 

Dos jornalistas Ana João e Lara:
Na passada quinta-feira, fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, com a turma 2AA e a turma 2AB.
Fomos de autocarro e estávamos muito ansiosos para chegar, alegres…
Primeiro fomos à casa da água e lá percebemos que a água tem três estados. Fizemos duas experiências e depois fomos à parte do sangue.

Dos jornalistas Bruna e Mariana Silva:
No dia 21 de fevereiro a turma girassol e a turma arco-íris fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, para aprender mais coisas sobre a água e o sangue.
Quando chegámos à exposição da água vimos anéis de água, a regulação da água e depois quando acabámos a exposição da água fomos para a do sangue.
Vimos onde passa o nosso sangue e um filme sobre a água.
No fim jogámos dois jogos que foram a refeição e a montanha russa porque era interessante aprender mais coisas.

Dos jornalistas Daniel e Mariana Pinto:
No dia 21 de fevereiro de 2013, a Turma Girassol e a Turma Arco-íris do 2.º ano fomos ver o Centro de Ciência Viva onde estudámos a água e o sangue.
Fomos de autocarro, divertidos e ansiosos, para ver experiências da água e depois a do sangue. Quando estivemos na parte da água, num salão, primeiro estudámos os três estados da água, gasoso, líquido e sólido e aprendemos coisas da água salgada e da água doce. Depois uma senhora que se chama Ana fez um remoinho na água e ainda fomos ver anéis de água. Vimos um espelho mágico que nos fazia ver ao contrário e misturamos três cores, amarelo, azul e vermelho, em tubos de ensaio.
Na parte do sangue primeiro vimos um filme da água e depois fomos a um aquário, calçamos pantufas e entrámos num corredor, como se estivéssemos dentro de corpo humano. No final, fizemos jogos e depois fomos para o autocarro para regressar à escola. Quando chegámos à escola, molhámo-nos todos. 

Dos jornalistas Tiago Miguel e Simão:
Dia 21 de fevereiro fomos a Vila de Conde, com a Turma Arco-íris para ver uma exposição no Centro de Ciência Viva.
Fomos de autocarro e primeiro fomos aprender coisas sobre água e fazer experiências. Quando acabamos a visita no edifício da água fomos ao do sangue e ao início vimos um filme sobre a água e um aquário com peixes.
Vimos fotografias de animais enquanto uma pessoa tirava fotos e a senhora que nos acompanhou e depois fomos ver as nossas veias onde circula o nosso sangue. Ouvimos sons de batimento do coração dos animais e no final fomos ver as refeições que devíamos comer, o Vasco fez um bocado de exercício físico e a Mariana fez uma experiência.

Dos jornalistas Vasco e Tiago Rui:
No dia 21 de fevereiro, as turmas do 2.º ano da escola E.B.1 Conde de S. Cosme foram visitar o Centro de Ciência Viva, em Vila do Conde.
Foram para lá de autocarro e já no Centro de Ciência Viva conheceram a exposição da água e a do sangue, fizeram experiências científicas com água e viram também, num microscópio, uns bichinhos brancos. Entraram num corredor que fazia lembrar uma veia e conheceram os globos vermelhos, brancos e as plaquetas.
No final, fizeram jogos. No jogo do restaurante criaram refeições saudáveis e depois o Vasco andou numa passadeira, porque o Vasco fazia anos.
 Todos os alunos adoraram a visita e querem voltar lá com os pais.

Dos jornalistas Mariana Antunes e Ana Costa:
Na quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2013, os alunos da turma 2AA (Turma Girassol) e da turma 2AB (Turma Arco-íris) fomos de autocarro, em visita de estudo, a Vila do Conde, ao Centro de Ciência Viva, para aprender o ciclo da água e do sangue.
Vimos o ciclo da água e depois fizemos duas experiências sobre a água. Calçámos sapatos de plástico e passámos por um corredor que parecia uma veia de sangue. Aí vimos plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos e outras coisas que o sangue transporta. No final jogámos dois jogos e fomos embora.

Dos jornalistas David e Lourenço:
Na quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 fomos ao centro de Ciência Viva em Vila do Conde, com a Turma Arco-íris para aprender sobre o sangue e a água e também porque eram os anos do Vasco.
Fomos ao sangue e fomos à água e aprendemos coisas novas.
Na exposição da água, tirámos fotografias à bicicleta de gelados e depois misturamos as seguintes cores: azul, vermelho e amarelo. O Vasco usou vinagre e fermento para fazer um vulcão.    
Vimos um filme sobre uma pinga de água e fomos ao sangue onde não podíamos andar para trás.
Depois nos jogamos um jogo de refeições e o Vasco andou passadeira de corrida e numa imagem apareceu uma montanha russa.

Dos jornalistas Filipa e Diogo:
No dia 21 fevereiro fomos, com toda a turma 2AA e a turma 2AB, ao Centro de Ciência Viva, para ver a exposição do sangue e da água.
Primeiro vimos experiências com água e tivemos uma professora chamada Ana que nos ajudou muito a ver muitas coisas.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Rebocador Apitinho

A importância de obedecer e respeitar e todos e da responsabilidade nas suas atividades e funções, assim como da entreajuda.
(Este filme foi o professor Mesquita que o escolheu para nós)

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

O livro que ando a ler


É Natal, Stilton!

A Lara apresentou o livro "É Natal, Stilton"



Tudo parecia pronto para a ceia de Natal mas a  véspera de Natal foi um desastre. O Geronimo teve uma série de acidentes e até a sua casa pegou fogo, Mas foram todos a ajudar e no Natal todos se sentem melhores. Que bom se fosse assim o ano todo!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Simetria de reflexão


Figuras elaboradas a partir do tangram, onde se pode traçar pelo menos um eixo de simetria.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O livro que ando a ler


Hoje a Filipa apresentou "Enciclopédia das Princesas Disney"
Contando uma das muitas histórias que o livro contem: "Jasmin"


Um enciclopédia onde podes descobrir tudo o que queres saber sobre as tuas princesas preferidas, desde a Branca de Neve à Rapunzel.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Aniversário

E à Mariana, que faz anos hoje, o que desejamos?

O livro que ando a ler II



Hoje a Maria Inês apresentou "A verdadeira História da Família Stilton"


Desta vez é toda a família Stilton que é alvo dos olhares e ouvidos indiscretos da dupla de jornalistas (Cuscacusqui Ratatz e Red Paparatz) apostada em trazer-nos o maior número de segredos e curiosidades que nos levam a conhecer mais a fundo a família Stilton neste furo jornalístico destinado a tornar-se o próximo ratseller!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O livro que ando a ler


Os Segredos de Ratázia
O Vasco apresentou "Os segredos de Ratázia".

Cuscacúsqui, Patati Descarado e Red Paparatz querem descobrir algum segredo da vida de Geronimo Stilton que possa constituir um «furo» jornalístico para o jornal de escândalos onde trabalham, A Boataria. É quando descobrem que o director do Diário dos Roedores vai lançar o seu último livro. E lá vão eles tentar descobrir em primeira mão de que trata o livro que Stilton vai apresentar no dia seguinte!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Beira-Mar II

Hoje chegou o dia de percebermos um pouco mais do poema de Sophia, que o Professor Rui Mesquita nos ensinou a cantar.

Mitológica luz da beira-mar
A maré alta sete vezes cresce
Sete vezes decresce o seu inchar
E a métrica de um verso a determina
Crianças brincam nas ondas pequeninas
E com elas em brandíssimo espraiar
Em volutas e crinas brinca o mar


Para isso usámos o dicionário do Word, no computador Magalhães.
Nós já sabíamos que podíamos corrigir palavras erradas e que o computador também encontra frases com palavras que não combinam. O que não sabíamos é que o podemos usar para substituir palavras de um texto por outras com o mesmo significado ou parecido.

Experimentámos em grupos de 3/4 mas depois juntámos as nossas ideias assim.

Fabulosa luz da praia
A maré alta sete vezes aumenta
Sete vezes diminui o seu encher
E o compasso de um verso a decide
Crianças brincam nas ondas miúdas
E com elas em sereníssimo alongar
Em volutas e jubas brinca o mar


faltou-nos a palavra volutas o dicionário do Word não tem mas voluta é uma decoração talhada em espiral como a parte final do braço de um violino ou outras espirais decorativas como as que se fazem nos ferros de algumas grades de varanda ou escada.
  volutas  volutas de hierro

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

A bruxa Lindinha e o bruxo Bonzão

A bruxa Lindinha estava convidada para ir ao baile das bruxas e o par ia ser o bruxo Bonzão. Experimentaram muitas coisas para vestir, mas havia um problema: não tinha animal para levar. Pensaram em muitos, mas não havia nenhum que desse no reino. O bruxo Bonzão emprestou um canzarrão que tinha de ficar no jardim. A bruxa ficou contente porque todas as pessoas iam querer saber quem era a dona do cão. 

Uma história para ajudar a entender diminutivos e aumentativos.

Amor é …


pessoas que se amam. (Tiago Miguel)
… paixão. (Mariana Silva)
… pessoas que se apaixonam. (Bruna)
… carinho que se dá. (Lara)
… pessoas que se tratam. (M. Pinto)
… sentimento que há dentro do coração. (Filipa)
… beijinhos na boca. (Daniel)
… pessoas que se namoram. (Diogo)
… o coração que as pessoas têm. (Lourenço)
… prendas que se oferecem. (Vasco)
… uma pessoa que gosta da outra. (Daniela)
… gostar de outra pessoa. (Simão)
… corações que batem felizes. (Inês)
… dar chocolates e carinhos. (Tito)
… muito lindo. (Tiago Rui)
… dar carinho para sempre. (M. Antunes)
… gostar de pessoas. (Ana)
… tratar bem da pessoa que se ama. (Ana João)
… uma pessoa adorar a outra. (Vítor)
… um calorzinho no ar. (David)

Frases ditas pelos alunos e revistas com a ajuda de outros.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BEIRA-MAR

Com o Professor Rui Mesquita.

BEIRA-MAR

Texto de Sofia de Mello Breyner Andersen
Música de Ivo Machado
Arranjo para piano e orquestra de Rui Mesquita

Mitológica luz da beira-mar
A maré alta sete vezes cresce
Sete vezes decresce o seu inchar
E a métrica de um verso a determina
Crianças brincam nas ondas pequeninas
E com elas em brandíssimo espraiar
Em volutas e crinas brinca o mar




O desafio foi duplo, do próprio Prof. Rui Mesquita e da voz do Prof. Ivo Machado, que os alunos ouviram em CD, na quarta-feira passada (O Búzio de Cós).
A música ficou no ouvido, as palavras no olhar e a canção fez-se.

E no final ficou um desafio do Professor Rui: - A Turma Girassol podia participar com este tema no SARAU do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco. É um bom desafio... E porque não?
Agora vamos consolidar a música, aprender as palavras e compreender o seu significado.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Aniversário

E ao Tiago, que faz anos hoje, o que desejamos?

Carnaval

Na Fundação Cupertino de Miranda...

... e todos ficaram com um certo ar de passarinho tropical.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Sentimentos (trabalho iniciado)

Alguém apresenta um sentimento a que nos parece ser necessário acorrer para que a pessoa se sinta bem e em grupo preparamo-nos para tomar atitudes positivas em relação a essa pessoa.
Este trabalho é feito em equipa e as conclusões são escritas no computador Magalhães. Depois de acabados, os textos são publicados no blogue.

Equipa Azul - O

Grupo dos cinco - O sozinho

O nosso sentimento é o sozinho.
Quando não temos ninguém para brincar ficamos tristes e Sozinhos.
....


Equipa Um - O sozinho

Equipa Jota - O triste (o primeiro a acabar)


Quando uma pessoa está Triste, devemos acalmá-la e dizer-lhe:
 - Tem calma, respira e limpa as lágrimas. Agora senta-te e explica devagar o que aconteceu sem chorar.
A pessoa que a deixou triste pode pedir desculpa, que isso ajuda. 
E depois é importante voltarem a brincar juntos!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Histórias de Encantar

Hoje lemos um poema do livro de Alexandre Parafita "Diabos, Diabritos e Outros Mafarricos" chamado "Histórias de Encantar". No final decidimos tentar escrever mais algumas quadras para o poema.

Escrevemos no quadros alguns personagens de histórias de encantar que não são referidos no texto e com essas palavras fizemos novas quadras. Estas são as primeiras...

Há monstros e há vampiros
Que fazem arrepiar.
As estrelas estão no céu
A ouvir o vento do luar.
Filipa

Os fantasmas metem medo

E os anões são amigos.
Vampiros e morcegos feios
Piratas em barcos antigos.
Tiago Miguel

Há coisas boas nas histórias
Mas também há coisas más.
Cada um tem na memória
Histórias que um livro traz.
Daniel

Há mais anjos, borboletas.
Há duendes e sete anões,
Fantasmas, monstros, vampiros
E outros bichos-papões.
Inês