sábado, 21 de março de 2015

Viagem ao ano seguinte

A Escola Júlio Brandão não é novidade para nós que a visitamos com alguma regularidade por via das atividades em que nos vamos envolvendo.
Mas há sempre lugares novos e novas experiências.
Assim aconteceu neste dia de "Viagem ao ano seguinte" quando a palavra experiência se encheu de significado num dos laboratórios da nossa escola do ano que vem.
 











quinta-feira, 19 de março de 2015

Dia do Pai

Hoje é Dia do Pai. E para os Pais Girassol, fizemos uma série de curtas mensagens que logo obtiveram a aprovação dos "visados", sob a forma de comentário aqui no blogue mas também sob a forma de presença física, na sala de aula, do pai da Mariana, no final das atividades do dia.
Ficámos todos muito sensibilizados com a necessidade que o Sr. Jacinto sentiu em vir à escola, agradecer-nos pessoalmente a "prenda" que elaborámos.
Pela minha parte, como professor da turma, pretendi conduzir os alunos ao contacto com outras formas de comunicação e ao seu uso de forma útil e construtiva, paralelamente aproveitando o modelo de difusão em rede, para aumentar a durabilidade das mensagens de Dia do Pai, assim como manter viva uma das tradições mais relevantes na vida escolar.
Aos agradecimentos recebidos, nas diferentes formas, respondo com o meu agradecimento aos Pais Girassol por, em harmonia com as Mães Girassol, fazerem o excelente trabalho de vencer obstáculos, vicissitudes, tempo e distância para criar, manter e promover as primeiras condições sobre as quais se alicerça o desenvolvimento dos alunos da Turma Girassol.


Com um, a Turma Girassol celebra o dia de TODOS os PAIS!
Obrigado!

Dia do Pai - 19 de março

  

terça-feira, 10 de março de 2015

Pavimentações

Hoje compreendemos algumas regras de pavimentação, como a sua dependência de regularidades relevantes e a impossibilidade de combinar qualquer forma...



Famalicão a ler

“Queixava-se a tia Miséria
Da sua desgraça tamanha.
De ser pobre, de ser velha
E da saúde, que não há,
Não permitir a façanha,
De à pereira da horta
Subir como um rapaz
E nela encher um cabaz
De fruta que se veja…”

E assim começava o texto “A Miséria e a Morte” que o nosso professor escreveu, baseando-se num conto da tradição oral e que nós lemos, na manhã de quinta-feira, cinco de março em alguns lugares da cidade de Vila Nova de Famalicão, respondendo, mais uma vez, ao desafio da coordenação das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco para a iniciativa “Famalicão a Ler”, integrada nas comemorações da Semana da Leitura 2015, cujo tema é “Palavras do Mundo”.
O que se pretendeu foi sair da sala de aula e da escola e invadir, com leitura, espaços geralmente destinados a outros propósitos como a espera, o encontro ou o simples acesso a outros lugares. E assim estivemos na entrada da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, na sala dos professores da Escola Júlio Brandão, no átrio da Casa da Cultura e no interior de um Centro Comercial.

E assim contámos as desgraças de uma velha que se fizeram história de pensar na razão que, afinal, tanto liga a miséria à morte mas que também diverte, porque a apresentamos em jeito descontraído de jogral a partir de um aparentemente casual encontro naquele lugar.

sexta-feira, 6 de março de 2015

ESTE LIVRO QUE VOS MOSTREI...

Terminada a Semana da Leitura, a turma ouviu 11 apresentações de livros.

Estes foram os alunos que apresentaram livros e, por isso receberam um marcador de livro comemorativo da Semana da Leitura 2015, oferecido pela associação de Pais e Encarregados de Educação da nossa escola (APEBAF). Assim como os livros que os alunos apresentaram:

Tiago Miguel - O Bando dos invisíveis
Simão - Oito horas na escola de queijo
Mariana Antunes - Sonho de neve
Lara - Contos Mágicos (O feiticeiro de Oz)
Mariana Silva - A noite de Natal
Filipa - Histórias de encantar (Uma amizade mágica)
Bruna - Contos de Andersen - A princesa e a ervilha
Maria - A verdadeira história da família Stilton
Daniel - O Golpe
Lourenço - Os sete e os cães roubados
Vasco - Leon, o rei das fintas

E aqueles que foram reconhecidos, por TODA a TURMA, como sendo melhores na sua apresentação receberam um crachá. No caso, a Mariana Antunes e o Vasco


Este livro que vos mostro 11

O Vasco apresentou...
Leon, O Rei das FintasJoachim MasannekLeonor Pinhão


    Durante as férias da Páscoa, Michi o Gordo e os seus Vencedores Invencíveis tomam conta do campo. O grupo não se conforma e desafia-os para uma partida em que o vencedor ganhará o campo. Conseguirão ganhar a uns rivais maiores e muito mais fortes? Graças ao entusiasmo de Leon e à ajuda de Willi... 

    Este livro que vos mostro 10

    O Lourenço apresentou...
    Os Sete e os Cães Roubados Enid Blyton


    Quando o Jorge arranja problemas por causa de um homem de aspeto sinistro, os membros do Clube dos Sete sentem-se indignados. Ao começar a espiá-lo, o grupo fica com a certeza de que ele não é flor que se cheire. Mas o que andará a tramar? Vai ser preciso investigar e resolver o mistério de uma vez... 

    quarta-feira, 4 de março de 2015

    Este livro que vos mostro 09

    A Bruna apresentou...

    Seleção de Contos de Andersen


    Hans Christian Andersen

    A princesa e a ervilha

    História de uma jovem que provou ser uma verdadeira princesa por ter passado uma noite sem conseguir adormecer.

    Este livros que vos mostro 08

    O Daniel apresentou...

    O Golpe Robert Muchamore


    Leon Tarasov é um pequeno criminoso, que enriquece subitamente e de forma suspeita. Quando a polícia pede ajuda à CHERUB para averiguar a situação, a missão de James é apenas de rotina. Mas quando James descobre provas sobre um grande golpe, a missão torna-se a preocupação principal da CHERUB e da polícia.Infelizmente, a testemunha principal morreu um ano antes, em circunstâncias misteriosas e ... o resto é para ler.

    terça-feira, 3 de março de 2015

    Este livro que vos mostro 07

    A Maria Inês apresentou...

    A Verdadeira História da Família StiltonGeronimo Stilton

    • Edição em Português Publicado em 10-2012
    • Em stock
    Este livro de Geronimo Stilton, fala sobre a família do rato mais famoso de Ratázia, a Ilha dos ratos.

    Este livro que vos mostro 06

    A Filipa apresentou...

    Histórias de EncantarMarie-José BardinatV A


    "Uma amizade mágica" conta a história de uma foca bebé e de um bebé urso que aprenderam a controlar alguns dos seus medos.

    Este livro que vos mostro 05

    A Mariana Silva apresentou...

    A Noite de Natal , Edição EspecialSophia de Mello Breyner AndresenJorge Nesbitt


    A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal. 

    Este livro que vos mostro 04

    A Lara apresentou...

    Janela Mágica - Contos Mágicos

    Saviour Pirotta

    Descobre o mundo cheio de magia nas maravilhosas histórias de "O Feiticeiro de Oz" e "Aladino". As irresistíveis aguarelas de Susanna Lockheart combinam na perfeição com estes contos clássicos e agradarão a leitores de todas as idades. As janelas mágicas das ilustrações contribuem para o encanto das histórias e fazem com que este seja um livro que as crianças guardarão para sempre.

    segunda-feira, 2 de março de 2015

    Ciclo da água


    Este livro que vos mostro 03

    A Mariana Antunes apresentou:

    Sonho de NeveEric Carle


    "Numa pequena quinta vivia um agricultor.Ele tinha tão poucos animais que até os conseguia contar pelos dedos de uma mão.Então, o agricultor chamou aos seus animais Um, Dois, Três, Quatro e Cinco.Atrás do celeiro havia uma pequena árvore.O agricultor chamou-lhe Árvore..." Sonho de neve é uma... 

    Este livro que vos mostro 02

    O Simão apresentou:

    8 Horas: na Escola de Queijo! 

     Geronimo Stilton


    • Ia ser um dia mesmo especial: tinha sido convidado para ir à escola do Benjamim, falar da minha profissão de escritor… Mas, nessa manhã, parecia mesmo que as coisas não queriam correr como deviam, logo a partir do despertador que tocou cedo de mais! Foi uma verdadeira aventura!

    Este livro que vos mostro 01

    O Tiago Miguel apresentou:
    O Bando dos Invisíveis

    O Bando dos Invisíveis

    Joe CarrotCARROT, JOE


    A cidade de Coelhópolis é invadida por notas falsas, que desaparecem pouco tempo depois de terem entrado em circulação. Ao Joe só resta pedir ajuda ao seu amigo Frank Foster. Juntos, vão atrás da Kelly Lebre, uma conhecida falsária muito sedutora.