segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Jogos matemáticos

Hoje aprendemos as noções básicas de dos jogos matemáticos (o semáforo e o ouri) e agora vamos perceber bem os jogos, aprender as regras, treinar e até participar no Campeonato de Jogos Matemáticos.

O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos é uma competição dirigida essencialmente aos estudantes dos ensinos básico e secundário e estruturada e realizada por uma Comissão Organizadora em colaboração com a Associação Ludus, a Associação de Professores de Matemática, a Sociedade Portuguesa de Matemática e o Departamento de Matemática da Universidade do Minho.

Na página "Jogos e Passatempos" deste blogue, encontram-se ligações para alguns sítios onde se pode jogar.

O semáforo (Alan Parr)
Num tabuleiro de doze casas (4x3) os jogadores distribuem as suas pedras de cor amarela, verde e vermelha, de maneira a conseguir fazer uma linha com três peças da mesma cor. (regras)

O Ouri
Numa tábua com doze cavidades distribuídas por duas linhas, dois jogadores vão distribuindo pedrinhas de uma cavidade, uma a uma, pelas seguintes (no sentido contrário aos ponteiros de um relógio) de forma a que a última pedra colocada na linha do adversário complete uma cavidade com 2 ou 3. Nesse caso o jogador retira essas pedras, ganhando-as assim ao adversário. (regras)

Sem comentários: