quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Notícia


Dos jornalistas Inês e Vítor:
No dia 21 de fevereiro de 2013 fomos ao Centro de Ciência Viva, em vila do conde, ver as exposições da água e do sangue, com todos os alunos das turmas 2AA e 2AB da nossa escola.
No sangue vimos vírus e bactérias e na da água o modo sólido, modo líquido e o modo gasoso e fizemos uma experiência.
Vimos como bate o coração dos animais e alguns batem devagar e outros mais depressa. No fim fizemos dois jogos e num dos jogos o Vasco andou numa passadeira de ginástica.
O Vasco fez 8 anos e foi por isso que a mãe do Vasco nos ofereceu esta viagem a Vila do Conde. 

Dos jornalistas Ana João e Lara:
Na passada quinta-feira, fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, com a turma 2AA e a turma 2AB.
Fomos de autocarro e estávamos muito ansiosos para chegar, alegres…
Primeiro fomos à casa da água e lá percebemos que a água tem três estados. Fizemos duas experiências e depois fomos à parte do sangue.

Dos jornalistas Bruna e Mariana Silva:
No dia 21 de fevereiro a turma girassol e a turma arco-íris fomos ao Centro de Ciência Viva em Vila do Conde, para aprender mais coisas sobre a água e o sangue.
Quando chegámos à exposição da água vimos anéis de água, a regulação da água e depois quando acabámos a exposição da água fomos para a do sangue.
Vimos onde passa o nosso sangue e um filme sobre a água.
No fim jogámos dois jogos que foram a refeição e a montanha russa porque era interessante aprender mais coisas.

Dos jornalistas Daniel e Mariana Pinto:
No dia 21 de fevereiro de 2013, a Turma Girassol e a Turma Arco-íris do 2.º ano fomos ver o Centro de Ciência Viva onde estudámos a água e o sangue.
Fomos de autocarro, divertidos e ansiosos, para ver experiências da água e depois a do sangue. Quando estivemos na parte da água, num salão, primeiro estudámos os três estados da água, gasoso, líquido e sólido e aprendemos coisas da água salgada e da água doce. Depois uma senhora que se chama Ana fez um remoinho na água e ainda fomos ver anéis de água. Vimos um espelho mágico que nos fazia ver ao contrário e misturamos três cores, amarelo, azul e vermelho, em tubos de ensaio.
Na parte do sangue primeiro vimos um filme da água e depois fomos a um aquário, calçamos pantufas e entrámos num corredor, como se estivéssemos dentro de corpo humano. No final, fizemos jogos e depois fomos para o autocarro para regressar à escola. Quando chegámos à escola, molhámo-nos todos. 

Dos jornalistas Tiago Miguel e Simão:
Dia 21 de fevereiro fomos a Vila de Conde, com a Turma Arco-íris para ver uma exposição no Centro de Ciência Viva.
Fomos de autocarro e primeiro fomos aprender coisas sobre água e fazer experiências. Quando acabamos a visita no edifício da água fomos ao do sangue e ao início vimos um filme sobre a água e um aquário com peixes.
Vimos fotografias de animais enquanto uma pessoa tirava fotos e a senhora que nos acompanhou e depois fomos ver as nossas veias onde circula o nosso sangue. Ouvimos sons de batimento do coração dos animais e no final fomos ver as refeições que devíamos comer, o Vasco fez um bocado de exercício físico e a Mariana fez uma experiência.

Dos jornalistas Vasco e Tiago Rui:
No dia 21 de fevereiro, as turmas do 2.º ano da escola E.B.1 Conde de S. Cosme foram visitar o Centro de Ciência Viva, em Vila do Conde.
Foram para lá de autocarro e já no Centro de Ciência Viva conheceram a exposição da água e a do sangue, fizeram experiências científicas com água e viram também, num microscópio, uns bichinhos brancos. Entraram num corredor que fazia lembrar uma veia e conheceram os globos vermelhos, brancos e as plaquetas.
No final, fizeram jogos. No jogo do restaurante criaram refeições saudáveis e depois o Vasco andou numa passadeira, porque o Vasco fazia anos.
 Todos os alunos adoraram a visita e querem voltar lá com os pais.

Dos jornalistas Mariana Antunes e Ana Costa:
Na quinta-feira, dia 21 de fevereiro de 2013, os alunos da turma 2AA (Turma Girassol) e da turma 2AB (Turma Arco-íris) fomos de autocarro, em visita de estudo, a Vila do Conde, ao Centro de Ciência Viva, para aprender o ciclo da água e do sangue.
Vimos o ciclo da água e depois fizemos duas experiências sobre a água. Calçámos sapatos de plástico e passámos por um corredor que parecia uma veia de sangue. Aí vimos plaquetas, glóbulos brancos e vermelhos e outras coisas que o sangue transporta. No final jogámos dois jogos e fomos embora.

Dos jornalistas David e Lourenço:
Na quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013 fomos ao centro de Ciência Viva em Vila do Conde, com a Turma Arco-íris para aprender sobre o sangue e a água e também porque eram os anos do Vasco.
Fomos ao sangue e fomos à água e aprendemos coisas novas.
Na exposição da água, tirámos fotografias à bicicleta de gelados e depois misturamos as seguintes cores: azul, vermelho e amarelo. O Vasco usou vinagre e fermento para fazer um vulcão.    
Vimos um filme sobre uma pinga de água e fomos ao sangue onde não podíamos andar para trás.
Depois nos jogamos um jogo de refeições e o Vasco andou passadeira de corrida e numa imagem apareceu uma montanha russa.

Dos jornalistas Filipa e Diogo:
No dia 21 fevereiro fomos, com toda a turma 2AA e a turma 2AB, ao Centro de Ciência Viva, para ver a exposição do sangue e da água.
Primeiro vimos experiências com água e tivemos uma professora chamada Ana que nos ajudou muito a ver muitas coisas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se a Agência Lusa ou o Jornal de Noticias descobrem este blog, aposto que não vão faltar convites para estes jovens e talentosos jornalistas! :)

Jacinto Antunes

Prof. Jorge Pimentel disse...

Gostei dessa "aposta".
Estes mini-jornalistas já vão começando a descobrir que quando se escreve, se faz com uma razão e que para informar há que antecipar as perguntas de quem tem a curiosidade de saber: "o quê, quem, quando e onde" assim como "como, para quê e porquê".
Obrigado por todos os comentários.