segunda-feira, 8 de abril de 2013

Livro com cheio a chocolate


Para hoje, a proposta de leitura do nosso manual (da coleção Pasta Mágica de Areal) era o texto "Livro com cheiro a Chocolate" da obra com o mesmo nome de Alice Vieira.

Não foi com ele que iniciámos a aula. Mas sim com a leitura (pelo professor) do primeiro de todos textos do livro "Assim é que é" que fala de um E que adormeceu depois de se ter cansado de tanto saltar ao eixo, correr escapando a esquilos e viajar por Espanha em cima de um elefante e do U que o acordou fazendo muito barulho e por isso se achou muito importante, porque com o E a dormir nem o P e o se tinham de , nem o conseguia ir para a escola.

Depois da leitura dos dois textos decidimos fazer a leitura de todo o livro, texto a texto, por leitores voluntários que preparam a leitura em casa para oferecerem, no dia seguinte, à turma.

Ficará aqui o registo das novas leituras.

Este livro, com cheiro a chocolate ao longo de todas as páginas, despertará o interesse dos mais pequenos e serve de moldura aromática à prosa incomparável de Alice Vieira, autora que dispensa apresentações e que, nestes contos didácticos, com a mestria que lhe é conhecida, vai conduzir as crianças no caminho da leitura, apresentando-lhes vocabulário, jogando com as palavras e brincando com a gramática e acentuação.

Sem comentários: