sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Casa de Camilo

Na quinta-feira, dia 9 de janeiro, nós, a Turma Girassol, fomos à casa de Camilo Castelo Branco, que fica situada em S. Miguel de Seide, para uma visita de estudo, depois de termos recebido, na sala de aula, a “maleta” desta casa-museu.
Esta maleta de “Viagens pelo Património” mostrou-nos um pouco da vida de Camilo e fez-nos mais curiosos e com vontade de conhecer a sua casa.
Quando chegámos ao portão, entrámos por um caminho de pedra coberto por uma ramada de videiras até uma eira com um relvado a um lado e a casa do outro. Subimos as escadas, batemos à porta e uma senhora, de uma janela, disse-nos para esperar um pouco.
Aí, tirámos uma fotografia de grupo e brincámos um bocado na relva, até começarmos a visita por uma sala de entrada, onde fomos recebidos pela guia, a D.ª Cândida.
À nossa frente havia um sofá de palha, sobreposto a um tapete de pele. Também havia um bengaleiro onde estavam cartolas e bengalas usadas por Camilo na rua e em caminhos de terra batida. Havia alguns livros num armário e, nas paredes, alguns quadros. Destes, dois foram pintados pelo Jorge, o filho louco de Camilo. 
Na sala de jantar, vimos uma mesa e, em cima dela, uma fruteira de andares com lugar, no topo, para uma vela. Em frente, um armário com louça inglesa e copos de vidro. No teto, um candeeiro a petróleo.
Seguimos visita passando pela sala onde o Camilo se suicidou, sentado numa cadeira de baloiço, com uma pistola, que hoje está no museu da Igreja da Lapa, no Porto. Vimos a cadeira e o mobiliário desta sala, uma mesa de jogos, um piano, uma poltrona, um relógio de coluna e na parede oposta às janelas, um espelho estragado pelo tempo. No chão vimos um objeto muito estranho – um escarrador – que servia para cuspir para lá.
Subindo ao andar de cima, vimos a biblioteca de Camilo, onde ele lia e escrevia as suas obras. Nesta sala estava uma estante fechada com muitos livros pertencentes a Camilo, um armário com objetos e em frente deste, a secretária onde ele escrevia. Sobre esta, vimos uma candeia de três bicos com refletor, tinteiros para penas e uma escrivaninha. No chão, um tapete e uma salamandra entre as janelas.
A nossa visita passou por outros lugares interessantes da casa, como o quarto de Camilo separado do quarto de Ana Plácido por uma cortina, a cozinha e a casa de banho (muito curiosa) até terminar no museu instalado na antiga cavalariça da casa, onde visitámos o percurso de vida de Camilo (Lisboa – Vila Real – Samardã – Porto – e S. Miguel de Seide) e alguns objetos dele, da Ana Plácido, dos seus filhos e alguns amigos.

Terminamos a nossa visita, despedindo-nos da D.ª Cândida e, em conversa, no jardim, com o Sr. Reinaldo.

Sem comentários: