quinta-feira, 4 de junho de 2015

Viagem de Estudo

Nos dias 22 e 23 de maio a Turma Girassol foi, em visita de estudo, às serras d’Aire e Candeeiros.
A Turma iniciou a sua viagem às 9h 15m e passado algum tempo chegaram a uma área de serviço onde lancharam e brincaram no parque, enquanto o condutor descansava algum tempo.
A seguir retomaram a viagem para chegar a Rio Maior onde foram em direção às salinas.
Encontraram a pele de uma cobra e dividiram-na por todos.
Depois viram sal em estado sólido e sem mar. Esse sal vinha de um poço muito fundo, dissolvido em água que é evaporada em tanques rasos para o sal ficar pousado no fundo do tanque de onde os salineiros o retiram para vender.
Ali encontraram o Luís Matias e percorreram vários dos caminhos entre os tanques. Também tiraram fotos.
Almoçaram na Terra-Chã e em seguida foram ver silos medievais muito estranhos pois são buracos fundos, cavados na rocha argilosa, para guardar bens ou pertences. E ainda um forno romano de telha canudo.
Depois foram ver uma anta à beira de uma igreja e seguiram para a gruta das Alcobertas.
A caminho viram um rebanho de cabras, uma cadela chamada Farrusca e o seu pastor que se chamava Raúl. À entrada da gruta, o clube A colocou o capacete e entrou na gruta, enquanto o clube B, que ficou à espera pela sua vez, brincava com a Farrusca.
Depois a Farrusca foi-se embora com o seu rebanho e o pastor.
O clube B entrou depois na gruta, também guiado pelo Ricardo.
Quando os clubes se juntaram de novo, foram para casa do Luís Matias para jantar e dormir. Jantaram esparguete à bolonhesa e de sobremesa comeram salada de fruta com leite condensado.
Dormiram num sótão que tinha muitos brinquedos de criança e no dia seguinte tomaram o pequeno-almoço à beira de um lago.
De seguida foram ver as pegadas dos dinossauros na pedreira de Vale de meios e foram ver a gruta do Algar do Pena.
Almoçaram junto ao rio Alviela e no fim do almoço foram ver a nascente do mesmo e a entrada na gruta da ribeira dos Amiais.

De regresso a casa passaram pelo Arrimal onde lancharam e comeram um gelado.

Equipa Azul 
(Bruna; Daniela; Maria Inês; Tiago Miguel e Tiago Rui)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros amigos da Turma Girassol

Hoje é o vosso ultimo dia de aulas e como infelizmente não poderei estar presente na vossa "cerimónia" de despedida da próxima semana, quero deixar aqui os meus votos de muitas felicidades e êxitos no novo jardim onde passareis a crescer, seja ele a Julio, a Didaxis ou outro!
Tenho a certeza que estes lindos Girassóis continuarão, durante muitos anos, a irradiar simpatia e talento pelas escolas e universidades de Portugal!

Já agora, muito obrigado pelos bons momentos que partilhamos ao longo deste 4 anos e, ao "Jardineiro" Jorge Pimentel, uma palavra de reconhecimento pelo trabalho feito.

Um abraço a todos
Jacinto Antunes