quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Notícia

Hoje fizemos um texto de notícia sobre a visita de estudo de ontem.
O texto de notícia responde a várias perguntas:
  • O quê?
  • Quem?
  • Onde?
  • Quando?
  • Porquê?
  • Como?
 Antes de fazer a notícia colecionámos palavras importantes para o texto:

Insetos em ordem; Porto; Autocarro; Jardim botânico do Porto; Exposição; Labirinto; Passeio; Perguntas; Visita; Jogos; Cientistas; Crianças; Balcões; Pegadas; Borboleta caveira; Borboleta metálica; Quadros; Bichos; Cores; Plantas; Caminhos; Insetos em vidros; Respostas; Lupas; Luz; investigação; turmas do segundo ano

Depois escrevemos o primeiro parágrafo do texto...
Ontem, dia 28 de novembro, os alunos do segundo ano da escola Conde de São Cosme visitaram a exposição “insetos em ordem”, no Jardim Botânico do Porto.

E depois é que fizemos o corpo da notícia... e o seu título.

ALUNOS INVESTIGAM INSETOS NO PORTO

Ontem, dia 28 de novembro, os alunos do segundo ano da escola Conde de São Cosme visitaram a exposição “insetos em ordem”, no Jardim Botânico do Porto.
Os alunos foram de autocarro para o Porto, com os seus professores e outros adultos e viram muitos bichos na exposição.
Antes, foram visitar um jardim que tinha labirintos, lagos, nenúfares, muitas plantas e flores. Foi aqui que lancharam, sentados numa escadaria de pedra.
Já na exposição, fizeram um jogo para descobrir a que grupo pertencem alguns insetos, pelas suas características.
Cada grupo de três alunos escolheu uma placa de vidro com um inseto lá dentro e foi a vários balcões com uma pergunta e duas respostas, seguindo os caminhos certos (de acordo com as respostas) até chegar a um quadro que tinha o nome do grupo (ordem) e do bicho (inseto) que escolheu. Também tinha fotografias e textos sobre cada inseto e cada ordem. Alguns grupos de alunos conseguiram identificar oito insetos.
No final, foi feita a “foto de família” com os alunos todos e os seus professores e regressaram à escola, satisfeitos com o que viram e fizeram.
Nesta tarde, os alunos foram cientistas investigadores.




Sem comentários: