domingo, 7 de setembro de 2014

Que tal… conhecer a região do Douro!

Que tal… conhecer a região do Douro?


Foi esta a proposta dos meus pais para uns dias de férias neste verão.
Assim, um belo dia, partimos logo de manhãzinha, de carro, cinto de segurança bem colocado, em direção à Quinta de Fiães, que fica na região do Douro, numa terra chamada Vilar de Maçada, perto de Alijó.
A viagem foi feita pela estrada junto à margem do Rio Douro, sendo possível apreciar a beleza do rio e da paisagem envolvente, nomeadamente as vinhas, considerado património mundial.
A Quinta de Fiães é muito agradável e fica junto ao Rio Pinhão. Quando lá cheguei fiz logo dois amigos de quatro patas, a Luka e o Marley, dois cães lindos e meigos que nos ensinaram e acompanharam sempre nas caminhadas até ao rio.
Na viagem de regresso passamos em Vila Nova de Foz Côa e visitamos o Museu do Côa, onde pude observar gravuras rupestres paleolíticas. 
Foram umas férias muito agradáveis mas agora é tempo de iniciar um novo ano letivo.

Até breve,

                         Lourenço     

1 comentário:

Prof. Jorge Pimentel disse...

Que fantástico, Lourenço.
A região do "Alto Douro Vinhateiro" é património da humanidade desde dezembro de 2001, quando a UNESCO lhe atribuiu esse estatuto por unanimidade e é um valor a conhecer, defender e respeitar por todos nós.
A história dos vinhedos do Alto Douro é muito antiga, cerca de 2000 anos e a qualidade dos vinhos produzidos conduziu à primeira «demarcação das serras», em 1756 para a produção de um produto conhecido, ao tempo, por «vinho fino».