sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Diálogo

A partir da leitura de um texto de Rébecca Dautremer "Nasredin & o seu burro" continuámos o diálogo entre a mãe do Nasredin e o seu filho depois de ele regressar do mercado.

Planificação (assuntos que têm que ser tratados no texto?

A demora ou não;
Se ganhou com a venda o suficiente para as compras;
Dinheiro que ganhou e/ou sobrou;
O que vendeu;
O que comprou;
Reação dos vizinhos e contentamento do rapaz.


Texto da Equipa Azul:

– Mãe! Demorei muito? – Perguntou o Nasredin.
– Não demoraste nada, meu filho. – Respondeu a mãe e perguntou de imediato – Trouxeste tudo que te pedi?
– Sim mãe! – Exclamou o Nasredin.
– Sobrou algum dinheiro? – Perguntou a mãe.
– Não mamã. Gastei tudo. – Respondeu Nasredin. – Vendi os damascos e ovos que me mandaste, comprei alhos, azeite, mel e beringelas e o dinheiro foi todo!
– Muito bem, filho. – Disse a mãe.
– Mãe! Os meus vizinhos elogiaram-me! Disseram que eu sou um bom vendedor e ainda “ Feliz o pai que tem um filho tão desembaraçado.” – Disse Nasredin muito contente.

– Estou muito feliz por isso, e orgulhosa! Mas agora vamos fazer o penso do teu pai.  

Texto da Equipa Um:

Nasredin chega a casa e vai ter com a sua mãe que lhe diz:
– Foste rápido! Ganhaste dinheiro suficiente  para as compras que te pedi?
– Sim. – diz o rapaz.
– E vendeste tudo? – perguntou a mãe.
– Vendi tudo, comprei tudo o que pediste e sobraram-me dois euros. – disse Nasredin, satisfeito, e continuou. – E os vizinhos elogiaram-me!
– E o que é que eles disseram? – pergunta ela.
 – “Que bom vendedor tu és!” e outro disse – “Feliz o pai que tem um filho tão desembaraçado.”
– Estou muito orgulhosa de ti. – respondeu a mãe, sorrindo e abraçando o seu filho.

Texto da Equipa Jota:

Nasredin demorou ainda algum tempo até chegar a casa e, quando finalmente chegou, a mãe perguntou-lhe:
– Vendeste tudo?
 – Sim, mãe! – Respondeu Nasredin.
– Chegou o dinheiro para o que te pedi? – Questionou a mãe.
­­– Sim. Para tudo! – Responde rapidamente o rapaz, acrescentando. – Ah! Mãe. Os nossos vizinhos elogiaram-me dizendo “Feliz o pai que tem um filho tão desembaraçado.” e um outro disse que eu sou um bom vendedor.
– Que bom filho que eu tenho. Estou orgulhosa de ti.
Nasredin foi ao quarto ver o seu pai e disse:
– Meu pai, já fui vender os ovos e os damascos, a mãe está a fazer o teu curativo com alhos, azeite e mel. Também vai fazer um delicioso gratinado de queijo com beringelas.

Texto do Grupo dos Cinco:

– Nasredin, voltaste depressa. Que bom!
– Despachei-me rápido.
– Vendeste tudo?
– Claro! E os vizinhos até me elogiaram.
– Ganhaste dinheiro que chegue para comprar os produtos que eu te mandei?
– Sim. Olha. Até sobrou dinheiro! Estão aqui!

– O teu pai vai ficar muito contente contigo, que eu já estou!

Sem comentários: