quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Estudar é importante

Era uma vez uma menina chamada Sofia que gostava de aprender coisas novas.
Quando a professora disse à turma que iam aprender os ossos do esqueleto humano a Sofia ficou receosa porque nunca tinha estudado uma matéria que lhe parecia tão difícil.
Estudaram o crânio, depois o tronco e a seguir os membros. Para não falhar nada, a professora mandou escrever os ossos do esqueleto, no caderno, como trabalho para casa e a Sofia ficou triste porque não sabia os ossos todos, então a professora disse-lhe:
- Não fiques assim. Podes ir ver tudo ao livro! Lês, aprendes e escreves. 
- Sim professora, vou respeitar essa ordem: ler, aprender e escrever!- pensou a Sofia, mais à vontade.
No dia seguinte a Sofia foi para a escola, como os seus colegas de turma, mas com um sorriso colorido na cara. E então, o Miguel, que é seu amigo, perguntou-lhe:
- Estás tão feliz porquê?
- Porque consegui estudar os ossos todos do corpo, escrevê-los como a professora pediu e ainda, memorizá-los. Queres ver?
Tocou! E toda a gente acabou as conversas de recreio e entrou.
Já na aula, a professora pergunta à turma:
- O que sabeis sobre o Esqueleto Humano?
A Sofia levantou o dedo e começou logo a falar:
- Sei que o esqueleto tem duzentos e seis ossos distribuídos pela cabeça, tronco, membros superiores e inferiores. Na cabeça existem os seguintes ossos entre o crânio e a face, frontal, temporais e occipitalEsfenóide, Etmóide, maxila, mandúbula...



- Muito bem Sofia! Disseste tudo correto! - Interrompeu a professora. - mas tens que deixar também falar os teus colegas.


E a aula continuou. Todos os alunos foram referindo os seus estudos e as suas listas de ossos e dos duzentos e seis, ficaram poucos por referir.
No final a professora concluiu assim:
- Vês agora porque mandei a turma fazer este trabalho de casa? É para saberem mais e não se esquecerem os ossos.


Esquema que a Sofia usou no seu estudo:


Sem comentários: