Há sempre necessidades ocasionais, mas na escola, cada aluno tem que ter material individual de acordo com as necessidades. A cada aluno cabe a sua posse e uma responsabilidade cada vez maior sobre a sua conservação. Assim como às famílias compete a aquisição do material escolar, também compete uma gestão equilibrada dos recursos e a formação de consumidores conscientes, apurando o material que está em bom estado e aquele que carece de substituição.
Uma mochila é um contentor eficaz para o transporte de material escolar e não é o desenho do seu exterior que lhe altera o seu comportamento, assim como, num lápis ou numa esferográfica, só é importante a qualidade da sua escrita e a facilidade com que se segura entre os dedos.
Há material individual sempre necessário e que necessita de substituição imediata quando deixa de estar operacional, como um bom lápis número dois, a esferográfica, a afia ou a borracha que todos os dias se usam. Outros materiais são de utilização diferente e serão incluídos numa lista a acordar na primeira reunião de encarregados de educação, no início do ano mas o "Bicho que Conta" tem algumas ideias ...
Notas do "Bicho que Conta" para o material deste ano:
- A esferográfica estriada no ano passado e que está em bom estado pode continuar a ser utilizada.
- O outro material também.
- O boneco da moda é muito giro e há uma mochila nova muito linda mas... deve haver uma tia que a dê pelo Natal. Para já, a mochila que era impecável no ano passado, vai servir.
- Há material bom, "assim assim" e mau. Eu é que o escolho. Não é a TV!
Sem comentários:
Enviar um comentário