sábado, 20 de julho de 2013

Notícia de um girassol

Era uma vez uma escola em cujo recreio foram criados pequenos jardins em pneus coloridos.
Num desses canteiros floridos, que os meninos da Turma Girassol resolveram povoar de muitas espécies diferentes de plantas, também plantaram um pé de girassol.
Chegado o final do ano letivo, as crianças foram de férias e a escola perdeu o som dos risos, cantigas e brincadeiras e o colorido movimentado dos recreios. A algazarra multicolor e aguda foi substituída por um silêncio verde à sombra das tílias da frontaria.
Mas nas traseiras... no terreiro vazio de jogos de bola e cordas, perfilados ao longo do muro aí estão os pneus coloridos e as suas plantas.

As crianças foram mas a escola não encerra e tudo se vai mantendo cuidado, desde o interior das salas, onde documentos se arrumam em pastas e se deixam preparados materiais e espaços para o regresso em setembro, até ao exterior, que as funcionárias da escola cuidam como convém, mantendo o asseio e regando as plantas.

E assim, tudo vai resistindo à falta das brincadeiras animadas das crianças e o canteiro da Turma Girassol mostra verdes bem distintos e sinais evidentes de crescimentos nas diferentes plantas. No laguinho, os jacintos-de-água sentem-se como donos e no deserto, os cactos mostram sinais de abundância.


E o girassol, plantado num cantinho, cresceu, cresceu, cresceu e no alto dos seus quase três metros brotou uma flor a que se seguirão outras mais até parecer um ramalhete verde a amarelo.

Até a erva gosta dos canteiros pois em torno da cada pneu colorido vai-se mantendo um tapete bem verde.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bela história!...
Real!...
Parabéns, gostei muito!
Beijinho das terras do Sul!...
Teresa M

Anónimo disse...

Ontem passamos lá e a Mariana ficou surpreendida (e orgulhosa...) com o tamanho do Girassol. Está de facto enorme!

Jacinto Antunes

Anónimo disse...

Frequentemente passo junto à escola para dizer Olá ao Girassol. Fico fascinado ao vê-lo crescer tão rápido! Ainda me lembro de o ver tão pequenino, dentro de um vaso.

Cumprimentos a todos,
Lourenço

Prof. Jorge Pimentel disse...

É Verdade, Lourenço. Era bem pequenino. A Mariana também ficou surpreendida!
Eu próprio também tenho acompanhado e registado o seu desenvolvimento e espero mesmo que venha a ter VINTE belas flores.

Mas o que não se vê da rua também está muito bem. Tirando o azevinho que parece muito pálido (com as folhas pouco brilhantes)todas as espécies estão de muito boa saúde.

Boas férias para todos.