segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Uns óculos para a Rita

A propósito de leitura de um excerto de "Uns óculos para a Rita" de Luísa Ducla Soares, foi proposta a seguinte atividade aos alunos:

Depois de sabermos que os óculos foram muito importantes para a Rita, também vós podereis querer uns óculos muito importantes. Mas uns óculos que não se possam comprar numa loja ou fazer. Uns óculos que sejam mesmo especiais e únicos, para a expressão "Uns óculos _____ para mim".

Hoje foi demorada a descoberta de óculos tão especiais mas num momento apareceu "uns óculos de ver o tempo".
Daí à construção coletiva de um pequeno texto foi apenas um passo  logo depois das perguntas "Que tempo? O tempo que faz lá fora na rua? Ou o tempo que passa e se mede com relógios e calendários?" e "Que texto quereis fazer? Uma história... um pedido e a quem?" 

... assim... e para continuar...

Gostava de ter uns óculos mágicos. Uns óculos que permitem ver o tempo que vai fazer amanhã e nos próximos dias, se olharmos para o céu. E que permitem ver o passado e o futuro, e o mundo todo, num abrir e fechar de olhos ou num instante. E mais: - Que me façam viajar no tempo até onde eu quiser.

1 comentário:

Além tejo disse...

Olá a estes meninos...parabéns... continuam curiosos e acompanhados de excelente imaginação...gostei destes óculos mágicos...quem sabe se um dia...este vosso desejo não se tornará realidade.