quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Arco-íris

Atividade de leitura compreensão de fenómenos naturais e expressão plástica.

O manual de português da Pasta Mágica (Areal) propõe a leitura, em três momentos, de "Onde acaba o arco-íris" de Ana Vicente e, ao segundo momento de leitura usamos o texto como um manual de operações,  transformando em acção a leitura de cada parágrafo e "... o encarnado reparou que, como o seu braço estava encostado à mão do amarelo, tinha surgido..." e ainda "... o amarelo... encostou o cotovelo ao braço do azul..." ou "... e quando o azul se encostou ao encarnado..."

E assim foram surgindo cores em banda, que facilmente se percebeu a semelhança com o arco-íris, que aparece no texto da seguinte forma:

"De repente, as nuvens começaram a desaparecer e o sol a lançar os seus raios. Mas, ao mesmo tempo, a chuva continuava a cair.
Foi então que o encarnado, o amarelo, o azul, o laranja, o verde e o roxo bateram palmas de contentes e disseram para as outras cores:- Vamos lá para fora montar um arco para celebrar a chegada do sol"


E nós, da janela da nossa sala poderemos facilmente perceber que há momentos em que será impossível surgir o arco-íris no céu e outros em que o seu surgimento é muito previsível.

A atividade plástica, já concluída, com nuvens e gotinhas de água está exposta na parede da sala de aula. 

Sem comentários: