Foi apresentado aos alunos o texto seguinte, com a proposta de o continuar, eventualmente, criando um retrato do Arco-íris de que o texto fala:
Era
uma vez um tomatinho triste que vivia na camisola de uma menina que detestava
sopa.
A
menina dizia que os legumes têm um sabor esquisito e são feios.
Os
legumes ficavam muito tristes, por saberem que a menina não gostava deles e o
tomatinho, muito triste, decidiu mostrar como os legumes são bons e
importantes. Em segredo preparou uma surpresa para a menina. Uniu todos os
legumes e juntos fizeram um grande arco-íris.
E assim se coleccionaram algumas frases ditas pelos alunos e escritas no quadro:
- As ameixas ficaram na parte roxa.
- Tinha muitos frutos e muitos legumes de várias cores.
- As bananas ficavam na parte amarela.
- O tomatinho e o brócolo firam encarregados de organizar as cores.
- As couves ficaram na parte verde.
- O arco-íris era muito brilhante.
- O tomatinho e o brócolo disseram às uvas roxas e a uma das couves para acompanhar as ameixas. A beringela foi atrás de todos.
- O tomatinho ficou na parte vermelha com os morangos.
- As laranjas ficaram na parte laranja.
- E assim tudo se organizava.
- As peras ficaram em cima de tudo.
- Os mirtilos, mesmo pequeninos, ocuparam muito espaço no azul.
- O arco-íris é muito brilhante e o tomatinho escorrega pelo arco-íris. É uma ponte muito gigante.
O
tomatinho e o brócolo começaram a organizar as cores, convidando frutos para a
festa. Disseram às uvas roxas e a uma das couves para acompanhar as ameixas que
ficaram na parte roxa. A beringela foi atrás de todos estes. As couves ficaram
na parte verde com os brócolos, alface, quivi, alho francês e algumas peras. As
laranjas ficaram na parte laranja com tangerinas, cenouras, dióspiros e
fisálias. Os mirtilos, mesmo pequeninos, ocuparam muito espaço no azul. Na
parte amarela ficaram bananas, peras, ameixas e milho. Tinha muitos frutos e
muitos legumes de várias cores neste arco-íris que é muito brilhante e por onde
o tomatinho escorrega para ir para a beira dos morangos, na parte vermelha.
Ficou
uma ponte muito gigante.
No final, todo o texto foi junto, lido por todos e a apreciada a sua coerência:
-
Que cores bonitas tem o arco-íris, disse a menina admirada.
Foi então que o tomatinho explicou à menina que se comesse vários legumes também ficaria assim bonita, grande e forte como o Arco-íris.
Foi então que o tomatinho explicou à menina que se comesse vários legumes também ficaria assim bonita, grande e forte como o Arco-íris.
A
Menina ficou contente, pois não sabia que os legumes eram saudáveis.
Assim
que a Mãe chegou a casa a menina pediu-lhe uma sopa colorida cheia de vitaminas
e disse que no fim-de-semana tinham que colocar mais legumes na sua camisola
para que o tomatinho não se sentisse triste e sozinho.
Se
saudável queres crescer, muitos legumes tens que comer!
Júlia
Dinis
(mãe
do Diogo Ribeiro)
Os alunos, muito encantados com o resultado, ficaram a saber quem é a autora do texto e finalizou-se a atividade com a transcrição da parte criada para uma folha de papel.
2 comentários:
Muitos parabéns!
Que forma maravilhosa de aprender e motivar as crianças a gostarem de legumes!
Que linda história! Esta sopinha tem mesmo bom aspecto......que fome!
Bom apetite para todos!
Jacinto Antunes
Enviar um comentário