Por isso, lemos, escrevemos, desenhámos e calculamos sem nunca deixar de pensar que a alimentação tem que ser:
1.
Completa: Ingerir ao longo do dia alimentos de todos os grupos;
2.
Variada: em cada grupo devemos variar os alimentos ingeridos ao
longo do dia;
3.
Equilibrada: respeitar as porções diárias recomendadas e as
quantidades de equivalentes indicadas.
Estudámos a roda dos alimento a partir de uma leitura e construímos uma tabela e um gráfico circular em Excel.
Foi uma atividade bem divertida, feita a partir de um texto que falando dos diferentes grupos de alimentos a partir das suas característica, indicava também a sua percentagem na roda.
Assim construímos a tabela e depois desta escolhemos o gráfico circular por nos parecer mais indicado ao objetivo. No final escolhemos cores para substituir as automáticas do programa.
Depois, construímos também a nossa própria e personalizada roda dos alimentos, num trabalho de expressão plástica.
2 comentários:
A turma girassol faz coisas muito interessantes e sempre a propósito do que necessitamos saber...
A roda dos alimentos, descreve-nos uma alimentação saudável e variada que a todos cabe saber para nutrir, de forma equilibrada, os alimentos que nos fazem falta para melhorar a nossa condição física e psíquica.
Gosto muito do tema.
Cumprimentos ao Prof. Pimentel
Manuela
O tema é tão importante que se exige focá-lo como altamente esclarecedor para as crianças de agora. Elas, padecem de uma alimentação precária, devido ao consumo publicitário de "fast food"!
Torna-se então necessária esta roda de alimentos, que vem exemplificar as medidas necessárias a uma saudável alimentação!
Aprecio a dinâmica do Prof. Pimentel ao implementar "temas" de forte razão de serem expostos... e esclarecedores para os dias de hoje, em que as crianças precisam saber apreender este tipo de nutrição!
Cumprimentos,
Manuela
Enviar um comentário